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15 de julho de 2021Até que ponto a música pode influenciar o comportamento de compra do consumidor dentro de um supermercado? Esta é uma das questões centrais de um estudo feito pela Heartbeats International com 100 consumidores na Suécia entre 16 e 64 anos de idade. A pesquisa avaliou o impacto da música em diferentes empresas, de supermercados a shoppings, passando por restaurantes, hotéis entre outros.
O estudo mostra que a música traz benefícios que vão além do bem estar do consumidor, atingindo também os colaboradores de forma positiva. O dado mais importante deste estudo para as redes supermercadistas é que ao tocar as músicas certas no ambiente das lojas, o consumidor tende a ficar mais tempo dentro dos pontos de venda.
Além disso, de acordo com a lista de canções escolhida pelo gestor, a opinião do cliente sobre a marca também recebe influência direta. Por outro lado, a análise mostra também que a música consegue melhorar o bem estar entre os colaboradores em seus locais de trabalho. Os dados colhidos pela Heartbeats International apontam que quatro a cada 10 consumidores de supermercados permanecem mais tempo em ambientes com música, chegando a 50% no grupo de consumidores entre 16 e 24 anos.
Cuidado com o gosto musical
Ainda segundo a pesquisa, 31% dos clientes afirmam que voltam a comprar em lojas que tocam músicas que eles gostam de ouvir. Para 14% dos participantes, as canções ajudam também a aumentar o número de itens comprados nas lojas e 21% dizem recomendar as lojas para amigos e parentes.
Efeito reverso acontece quando a música não agrada ou é executada em volume alto, por exemplo. Neste caso, 44% dos consumidores dizem deixar a loja e 38% afirmam que não voltariam após uma experiência sonora ruim.
Diferente do modelo de loja onde a música faz o ambiente, a rede de supermercados Sainsbury, do Reino Unido, vendeu mais de 120 mil álbuns de música em formato vinil desde março de 2016. Aproveitando o sucesso, a empresa lança agora uma nova linha de álbuns de vinil de marca própria. Os produtos foram lançados com selo próprio da empresa e compilam 20 faixas clássicas da música internacional.
Estímulo ao impulso
Em 2006, a Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa em que ficou claro que a música tocada nas lojas não afeta diretamente o ânimo dos consumidores, mas sim seu comportamento. A música ambiente aumentou a compra por impulso em algumas categorias de produtos, enquanto o consumidor mais racional gastou menos.
Cada vez mais gestores de supermercados entendem e percebem que tocar músicas no ponto de venda pode ser uma poderosa estratégia para alavancar vendas. De acordo com Adrian North, professor de Psicologia da Música da Universidade Curtin, na Austrália, o som reproduzido em uma loja é capaz de influenciar nas compras do consumidor. Em seus estudos sobre o tema, North percebeu que músicas clássicas aumentam a venda de produtos caros, enquanto o estilo sertanejo estimula a compra de itens úteis para o consumidor. Fonte: APAS